quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ESPÍRITO X CARNE


Romanos 8.5-9

Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o espírito para as coisas do espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o espírito de Cristo, esse tal não é dele.


Porque quando ouvimos falar de vida na carne e vida no espírito muitas pessoas acham entender esse termo?
Se perguntarmos a um e outro, veremos que todos dirão serem espirituais.
Mas e você o que responderia?
Espírito X Carne, compreendemos que o espírito quando nascido em alguém (leia a mensagem de amanhã para entender esse termo), constantemente está lutando contra a carne, quando não nascido, a carne sempre predomina.

Exemplo: Quando em oração, o espírito. Em briga com alguém, a carne. Lendo a bíblia, o espírito. Esnobando de condições de outros, a carne. Amor ao próximo, espírito. Bebedeira, a carne. Compaixão, o espírito, etc..

Vendo isso na palavra de Deus.

Carne: Gálatas 5.19-21 - “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”.

Espírito: Gálatas 5.22-23 – “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

Muitas pessoas às vezes culpam o diabo por tantas vaciladas, mas não percebem que ele só tenta por aquilo que há cobiça dos olhos (Livro de Tiago fala sobre tentação).
O diabo apresenta as situações que os olhos cobiçam, mas a responsabilidade de não ceder à tentação é totalmente de escolha própria, você tem o domínio sobre a escolha. Nessas situações que surgem o velho ditado “a carne é fraca”. Esse termo é errado por que se você cai na tentação não é porque a carne é fraca, é porque a carne é forte. O que está fraco é o seu espírito, pois se o espírito estivesse forte não cairia na tentação.

Gálatas 5.16 “Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”.

Para esses tipos de situações que o Ap. Paulo escreveu à Igreja de Felipenses, “Em Cristo Jesus somos mais que vencedores”. Felipenses 4.13.
Por isso estamos constantemente lutando contra as nossas próprias vontades e contra a nossa carne.

Amanhã irei trazer sobre o tema “QUANDO O ESPÍRITO NASCE PARA DEUS”.

Tenham um bom dia e que a Paz de Cristo fortaleça o teu espírito.