quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PAPAI NOEL


É chegado época de Natal, nesses dias irei trazer ao conhecimento de muitos sobre as verdades do natal. Será uma sequência de cinco assuntos: Papai Noel, A Data Verdadeira do Natal, A Árvore de Natal e Guirlanda.


Alguém menos avisado dirá: “Certamente o bom velhinho, que tanto alegra as minhas crianças, não pode ser uma criação pagã”!!! Lamento decepcioná-lo! Porém ele o é, e o seu caráter verdadeiro não é tão bom como imaginamos!

O Nome “Papai Noel” é uma corrupção do nome “São Nicolau”, um bispo católico romano que viveu no século V. Vejamos o que a Enciclopédia Britânica diz:

“São Nicolau, bispo da Myra, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 06 de Janeiro... A lenda de sua dádiva, oferecida às escondidas, de dotes às três filhas de um cidadão empobrecido... diz-se ter originado o velho costume de dar presentes às escondidas na noite de São Nicolau (06 de Janeiro), que mais tarde foi transferido para o dia de Natal (06 de Dezembro). Daí a associação do Natal com são Nicolau ou Papai Noel...”(Vol.19 – págs. 648-649).

Ora, durante o ano os pais “disciplinam”suas crianças por falarem mentiras. Então, na época do Natal, contam-lhes esta mentira do “Papai Noel”. Será que ao conhecerem a verdade, essas crianças não deixarão de acreditar em Deus, passando a vê-lo apenas como um mito?

Certo garoto, sentindo-se triste e desiludido ao saber a verdade sobre Papai Noel, comentou com o seu coleguinha; “eles vão ver, vou investigar também essa estória de Jesus Cristo”! É o caso de perguntar; pode ser considerado como cristão o ato de ensinar às nossas crianças esses mitos religiosos? Que as consciências cristãs respondam por si mesmas. O próprio Deus declarou em Colossenses 3:9: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com seus feitos”. Pode até parecer correto e justificável pela razão humana contar mentiras às crianças, contudo a Palavra de Deus acrescenta em Provérbios 14:12: Há caminhos que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte"

O bom velhinho”de barba branca e vestes vermelhas com gola e punhos de armarinho é sempre representado por alguém que aparenta ser muito bonzinho. Mas a Bíblia nos adverte: E não é de admirar porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”

II Coríntios 11:14). Ela também diz:
E foi expulso o grande dragão a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para terra, e com ele os seus anjos... Quanto, porém a... Todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber a segunda morte” (Apocalipse 12:9; 21:8).

João 8.43-45
"Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes".


Esse texto foi extraído do:
http://gracamaior.com.br/ibsd-x-outras/costumes-de-natal-2.html