sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

GUIRLANDA DE NATAL - POR QUE FAZER? SIGNIFICADO E ORIGEM

É chegado época natalina, nesses dias irei trazer ao conhecimento de muitos sobre as verdades do natal. Será uma sequência de cinco assuntos: Papai Noel, A Data Verdadeira do Natal, A Árvore de Natal e Guirlanda.






Elas são verdinhas e muita gente acha até simpática, mas... você sabe o que significa a guirlanda? Entenda o que você anda pendurando na porta de casa.

Na Bíblia Cristã há somente uma menção sobre guirlanda. Ela foi a coroa feita na crucificação de Jesus, que simbolizou o escárnio (zombaria, menosprezo, desacato) sobre ele. Então, sinto lhe informar, mas só para começar, não é cristão e muito menos coerente utilizar guirlandas para “celebrar” Jesus. Este símbolo, segundo a própria história dele, é, na verdade, uma afronta ao cristianismo.

E pode parar por aí se você pensou: “Ah, mas não é feito com essa intenção”. Já dizia um bom ditado popular: “De boa intenção o inferno está cheio”. Que tal parar para pensar? Afinal, de onde veio e para que serve a guirlanda? O que significa esse símbolo que você tem ostentado na sua porta?

Como foi dito no início, a única citação que a Bíblia Cristã faz sobre a guirlanda é com referência ao escárnio de romanos e judeus a Jesus. Pode procurar, nós te esperamos pra continuar a matéria.

A origem da guirlanda, assim como todos os outros símbolos e o próprio Natal, é o paganismo. Você vai cansar de ouvir essa história de que tudo vem do paganismo, nós também vamos cansar de contar, porque a maioria das festas e celebrações de nosso calendário tem essa origem. É a verdade, fazer o quê?

Esse adorno é um símbolo memorial de consagração, utilizado como oferenda, enfeite funeral, adoração ao mundo vegetal, homenagem a vítimas sacrificadas aos deuses ou como “adorno de chamamento”. Em todas as culturas, o ato de pendurar a guirlanda na porta é um sinal de legalidade (autorização) para movimentação espiritual. Divindades pagãs utilizavam a guirlanda (ou coroa) em honra a si mesmo (Osíris, Osis, Isva, Dionísio, Júpiter, Semírames, Ninrote, etc).

Mais tarde, foi inventado que as ervas utilizadas na formação das guirlandas, protegiam as casas contra bruxas, o que não era muito lógico, uma vez que as próprias bruxas são adeptas do sentido desse objeto. Em algumas culturas, a coroa ou guirlanda de visco tem significado sexual e está ligado à deusa viking Frigga, deusa do amor. O que podia significar que as casas marcadas com guirlandas estavam abertas a "orgias sexuais religiosas". Já na Roma antiga, ramos e plantas eram simbolismos de saúde.

Seja como for, se você acha legal e quer pendurar uma guirlanda em sua porta, saiba que ela nada tem a ver com o Natal, com a Bíblia e muito menos com Jesus. Ela é uma analogia e referência a deuses e rituais pagãos.

ESSE TEXTO SOBRE GUIRLANDA É O ÚLTIMO ARTIGO QUE TRATA SOBRE O NATAL E SEUS SIMBOLISMOS.

Esse texto foi extraído do site:
http://gentenovarevista.blogspot.com/2011/11/guirlanda-de-natal-por-que-fazer.html