quinta-feira, 17 de novembro de 2011

QUANDO O ESPÍRITO NASCE PARA DEUS


João 3.4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?


João 3.1-6 - E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
João 3.9-13
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.


Ser filho(a) de Deus é uma afirmação que todos têm em seus corações independentemente de raça, cor, posição social, etc..

Mas diante da palavra de Deus, a Bíblia? Pode afirmar isso?

Muitos que estão lendo esse artigo podem até não concordar com o que irá ler daqui para frente, mas se você acredita que a bíblia é um livro que é a palavra de Deus, um livro sagrado e que se pode dar crédito a tudo quanto nele está escrito. Pode continuar lendo, se esse é seu caso. O contrário nem continue, pois aqui não é o meu entender de vida, mas sim o que a Bíblia traz sobre esse tema.

Adão e Eva foram criados não para passarem por processo de morte, mas para viver diretamente na eternidade com Deus, mas a partir do momento que o pecado (desobediência a Deus) entrou na vida deles isso mudou drasticamente.
Quando eles pecaram foram destituídos da glória de Deus, foram expulsos do Éden.
A partir desse momento eles passariam a enfrentar a morte onde foi dividida em duas etapas. Morte carne, e morte espírito. Por isso Jesus sempre dizia vencer a segunda morte. (Apocalipse cap. 2 Ver. 11 / cap. 20 ver. 6 / cap. 20 ver.14)

Erroneamente, as pessoas acham que depois que morrerem poderá pedir perdão a Deus por todos os erros e pecados. A bíblia diz claramente que em Hebreus que 9.27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”.

Não tem o que dizer a Deus depois da primeira morte (carnal), será apenas o julgamento. E não há base bíblica para a doutrina de mortos que podem voltar para avisar a quem quer que seja sobre algo depois da morte, leia a história do rico e Lázaro em Lucas capítulo 16ª partir do verso 19.
Resumindo, morreu acabou a chance de tentar algo para convencer a Deus de perdoar. (leia a reflexão do dia 12/11 Confiando na Salvação)

Quando o ser humano nasce ele é apenas criatura feita por Deus, mas durante a sua vida ele determinará se obedece as Leis de Deus ou não.
Todos nós sabemos o que é certo ou errado e quando digo isso, digo por base na religião. Muitas pessoas quando comentem pecados elas sabem que aquele ato é errado diante de Deus, mas por que elas tratam com tanta naturalidade? Exemplos às pessoas tratam o homessexualismo, a orgia, a troca de casais, o menage, a pessoa fumar maconha, a fofoca, a mentira (a bíblia traz que satanás é o pai da mentira João 8.44), a pornografia, o sexo fora do casamento (inclui amasiados), e tantos outros que poderia citar aqui, como naturais, como o mundo evoluiu, para elas isso é normal. O mundo pode ter evoluído, mas Deus continua o mesmo.

A este quastionamento é simples a resposta, porque o que nasceu até o momento foi a carne e não o espírito e como vimos na mensagem do dia 16/11 nela cita todos os tipos de obras da carne.
Enquanto a pessoa não aceita a Cristo é apenas criatura feita por Deus.

"Mas, a todos quantos o receberam [Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (João 1:12).

A palavra de Deus é bem explícita, somente depois disso que se tornam filhos de Deus.
Jesus estava dizendo a Nicodemos que precisava nascer de novo e ele não entendia o que era nascer de novo.
Justamente por essa conclusão das pessoas aceitarem o pecado como modo natural, por que o pecado é da carne, somente a carne que nasceu, isso é natural.
Mas a partir do momento que o espírito nasce o pecado não mais será comum, mas incômodo.
Quantos depois de ter batizado, aceitado Jesus e ter tido experiências com Deus, por algum momento cometeram pecado se sentiram envergonhados, diminuídos, incomodados?
Por que isso é natural do espírito, o espírito não concorda com a carne porque a carne é do mundo e o mundo é pecado (1 João 2.15).

Quando o espírito é nascido você vive coisas do reino de Deus, prova experiências do reino de Deus, por que Deus é espírito e não carne.
Isso que Jesus mostrou para Nicodemos.
Que ele mesmo sendo velho, precisava nascer, mas nascer o espírito para conhecer as coisas que são de Deus.

Então como no texto de primeiro João capítulo 1 somente quando se aceita a Cristo e segue as suas Leis é que são feitos Filhos de Deus, antes são apenas criatura. Sei que isso está confrontando tudo aquilo que você cria desde criança, às vezes até os ensinamentos que seus pais possam ter dado. Digo isso por que assim também aprendi na minha infância, mas “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8.32.
Essas são as verdades da Bíblia e não as verdades de Leandro, por que as verdade do Leandro, de seus pais, tios, professores, enfim, de ninguém podem ter fazer nascer para Deus e se tornar filho(a) de Deus. Somente as verdades de Deus podem te fazer nascer.
Nasça enquanto há tempo por que, depois da morte não há, mas chance de nascer. Você só pode morrer se tiver nascido. Então se você nasceu só carne, só sua carne morrerá, e como o espírito pode vencer a segunda morte se não tiver nascido?

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Isaías 55.6


Perdoem-me pela enfadonha leitura de hoje, mas eu precisava explanar esse texto para melhor compreensão sobre esse tema, mesmo assim muitos podem até escarnecer, por não compreenderem essas palavras.
Tenham um bom dia e que a paz de Cristo estejam com toda a tua casa e tua família.

Façam comentário sobre esse tema no blog, ou se preferirem mandem e-mail no leandronovacriatura@hotmail.com