segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

POR QUE EXISTE IGREJA?


2 Cronicas 7.12-16

“E O SENHOR APARECEU DE NOITE A SALOMÃO E LHE DISSE: EU OUVI A TUA ORAÇÃO E ESCOLHI PARA MIM ESTE LUGAR PARA CASA DE SACRIFÍCIO.
SE EU CERRAR O CÉU DE MODO QUE NÃO HAJA CHUVA, OU SE ORDENAR AOS GAFANHOTOS QUE CONSUMAM A TERRA, OU SE ENVIAR A PESTE ENTRE O MEU POVO; E SE O MEU POVO, QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, SE HUMILHAR, E ORAR, E BUSCAR A MINHA FACE, E SE DESVIAR DOS SEUS MAUS CAMINHOS, ENTÃO EU OUVIREI DO CÉU, E PERDOAREI OS SEUS PECADOS, E SARAREI A SUA TERRA.
AGORA ESTARÃO ABERTOS OS MEUS OLHOS E ATENTOS OS MEUS OUVIDOS À ORAÇÃO QUE SE FIZER NESTE LUGAR.
POIS AGORA ESCOLHI E CONSAGREI ESTA CASA, PARA QUE NELA ESTEJA O MEU NOME PARA SEMPRE; E NELA ESTARÃO FIXOS OS MEUS OLHOS E O MEU CORAÇÃO PERPETUAMENTE”.



Há muitas pessoas que não dão importância à igreja.
Deus ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo, para ser de santuário, onde a manifestação da presença de Deus estaria com o povo de Israel durante todo o tempo.

“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis”.
Êxodo 25:8-9

E conforme o povo mudava de região em busca da terra prometida, o tabernáculo era desmontado e levado pelos sacerdotes e levitas.
Esse tabernáculo era feito de tecidos, peles de cabras, madeira, outro e prata.
Aproximadamente 489 anos depois de Moisés, Davi observava as condições que ele morava e as condições que a presença de Deus habitava.
Ele então se propõe a construir um templo à Deus, que Deus o impediu que construísse passando assim a responsabilidade à seu filho Salomão.

“E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus.
Porém, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tem derramado na terra, perante mim.
1 Crônicas 22:7-8


E assim fora construído o templo glorioso de Salomão para Deus, e vinham reis e rainhas para conhecerem as construções e a sabedoria de Salomão.

Muitas pessoas hoje por auto entendimento julgam não precisar da igreja, que para servi a Deus não precisam ir tanto à igreja.
A igreja de hoje é o templo de ontem, e o tabernáculo de antes de ontem.
Deus quer que estejamos em plena comunhão com ele e com as pessoas que professam esse Deus.
Comunhão, amor e compaixão, justamente o que Jesus veio e pregou por três anos de ministério e ensinou aos seus discípulos também pregassem.
Temos que entender que o ser humano precisa de Deus assim como um filho precisa do pai.
A igreja ele deixou na terra para que se fizesse dela com uma parte do reino de Deus aqui, como se fosse uma embaixada, pois somos embaixadores de Cristo.

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus”. 2 Coríntios 5:20

Quando não entendendo esse significado da igreja então não posso entender a Deus, não posso compreender os milagres, não posso compreender como podemos ser obedientes às leis de Deus.

Observe que as pessoas que criticam, que não acreditam e que escarnem da igreja são pessoas que não entendem nada sobre Deus. E o lugar para se compreender sobre Deus é na igreja. Volte ao começo do texto bíblico que inicia o texto e releia, veja as palavras de Deus.
Essas palavras foram ditas quando o templo que Salomão edificou ficou pronto e esses versículos que você releu é a resposta que Deus deu à Salomão em sonho.
Agora fica a seu entendimento a igreja é ou não importante para aqueles que querem ter a vida salva da condenação eterna?

“E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa.
E os sacerdotes não podiam entrar na casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a casa do SENHOR.
E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do SENHOR sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o SENHOR.
E o rei Salomão ofereceu sacrifícios de bois, vinte e dois mil, e de ovelhas, cento e vinte mil; e o rei e todo o povo consagraram a casa de Deus”.
2 Crônicas 7:1-5


“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.
Hebreus 10:25

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. Salmos 133.1