terça-feira, 29 de novembro de 2011

A PROPOSTA DE DEUS


Mateus 20:1-16

Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.
E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.
E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,
E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.
E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.
E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.
E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.
Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.
E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,
Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.
Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?
Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti.
Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.



Muitas pessoas ficam indignados pelo fato de servirem a Deus há tanto tempo, e pessoas que já foram assassinas, ladrões e estupradores, já no fim da vida aceitam a Cristo, em alguns casos em leito de morte.
Muitos não concordam, porque ele que servindo a Deus com fidelidade há 20 anos ou mais, tem os mesmos direitos de salvação de quem aceitou a Cristo ontem e morreu hoje.

Olhando de uma forma monetária, teria toda razão em pensar da forma que esse trabalhador pensou. Se eu trabalho a 20 denário (moeda da época) a hora em 3 horas eu devo receber 60 denário. Isso é algo lógico quando se a acordo em horário, mas perceba que o dono da vinha não pagou a hora, firmou proposta de valor fixo, independente de que se o trabalhador tinha experiência ou não.

Observe: Se o trabalhador que começou a hora undécima fosse de mais experiência e de mais competência que os primeiros contratados, para ele não seria justo receber a mesma quantia? E se dentro da primeira turma tivesse pessoas que não sabiam como executar o serviço, não seria injusto ele receber o mesmo que o que tem experiência?
Mas a proposta de Deus não foi pagar a hora ou medir pelo que cada um sabia, mas dar a cada um uma tarefa, independente do valor.

Assim é a salvação. A proposta de Deus é a Salvar o homem das trevas, por isso que ele mandou seu único filho, Jesus Cristo, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16.
Independente de quantos anos tem que se serve a Deus, Ele quer é salvar o ser humano, não depende, de tempo e nem de que tipo de pecado que a pessoa cometeu, para Deus não há escala e nem diferença de pecado. O pecado é pecado, para Deus o pecado da mentira (João 8.44) é o mesmo que o pecado de assassinar alguém (Êxodo 20). Não existem pecadinho ou pecadão para Deus. Ao mesmo tempo em que Deus perdoa o assassino, um mentiroso pode ir para o inferno, ao mesmo tempo em que Deus perdoa um estuprador, um idolatra (adorar imagens) pode ir para o inferno, ao mesmo t empo em que Deus perdoa um ladrão (êxodo 20), um fornicador (apocalipse 21) (pratica sexo fora, ou antes, do casamento) pode ira para o inferno.

Para todos os pecados Deus perdoa, todos. Somente é preciso se arrepender e aceitar o nome de Jesus.

A proposta de Deus, é SALVAR A TODOS AQUELE QUE ACEITAM E VIVAM PARA CRISTO.
.


Apocalipse 21:7-8


“Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.